sábado, 10 de dezembro de 2011

A história da HEINEKEN





Adorada pelos jovens modernos e descolados.
E uma inconfundível garrafa verde. A cerveja HEINEKEN, uma das mais consumidas do mundo,(e por mim kkk) consolidou-se como uma marca global para aqueles que buscam qualidade, sabor, inovação e, principalmente, estilo.





A história


Tudo começou em 1864, quando Gerard Adriaan Heineken, um jovem de 22 anos, comprou com a ajuda de sua mãe a cervejaria De Hoolberg (O palheiro, em holandês), a maior da cidade de Amsterdã, fundada no século 16, e que produzia uma cerveja vulgarmente conhecida como “cerveja do trabalhador”. 
Não era uma marca, mas um conceito, uma bebida concebida para a massa. O jovem empresário não queria vender cerveja para as pessoas comuns, mas sim para os cavalheiros holandeses, que tinham um poder aquisitivo maior.
Depois de uma enorme reforma a cervejaria entrou em operação em 1868.
Em busca de ingredientes de qualidade e das tecnologias mais recentes para preparação da cerveja ele percorreu a Europa. 
Na Alemanha o jovem logo identificou uma revolução nos métodos de produção. Percebeu a importância da mudança de alta fermentação para baixa fermentação da cerveja e levou essa nova tecnologia para sua cervejaria em Amsterdã. A baixa fermentação trouxe à sua cerveja uma melhoria na qualidade muito grande em relação às demais marcas da época. Heineken contratou em 1869 o alemão, Wilhelm Feltman, como responsável pela fermentação de sua cerveja. Outras inovações envolveram o desenvolvimento de novas receitas. Em 1873 a cerveja HEINEKEN’S (que só perderia a apóstrofe e o S em 1962) foi oficialmente lançada no mercado. No ano seguinte inaugurou uma segunda cervejaria na cidade de Roterdã. 







Mas a grande mudança na cervejaria aconteceria em 1886 quando o Dr. Elion, ex-estudante da escola de Louis Pasteur, desenvolveu a famosa “Heineken levedura A” que ainda hoje confere à cerveja HEINEKEN seu sabor praticamente inigualável. As vendas na Europa aumentaram continuamente nas duas décadas seguintes. Em 1912, a empresa cresceu e acirrou a competitividade com outras cervejarias. Para competir com Amstel, Oranujeboom, Vam Vollenhoven e muitas outras cervejarias alemãs, a HEINEKEN decidiu reduzir ligeiramente o preço de venda e fez investimentos substanciais no posicionamento da marca para o mercado local. Em 1914, Henry Pierre Heineken, filho do fundador da cervejaria, assumiu o controle da empresa, ficando no cargo até 1940, expandindo os negócios por toda a Europa, Estados Unidos e Ásia. Uma de suas primeiras e mais conhecidas ações de marketing aconteceu durante as Olimpíadas de 1928, em Amsterdã, quando um avião escreveu no céu com fumaça o nome da marca. Em 1929 a cervejaria começou a vender a HEINEKEN em garrafas. No início da década de 30, a HEINEKEN fez sua primeira tentativa de ingressar no mercado asiático, inaugurando a primeira cervejaria estrangeira do grupo em 1931 na Indonésia. 





Versão light





Além da versão LIGHT, lançada no mercado americano em 2005, a marca produz a HEINEKEN TARWEBOK (conhecida no mercado americano como SPECIAL DRAK), uma cerveja escura extremamente forte e aromática para ser consumida no outono, produzida com um único malte e feita com um trigo encorpado; HEINEKEN DARK LAGER, uma cerveja escura tipo lager;HEINEKEN EXTRA COLD, servida como chopp é mais cremosa e menos amarga que a tradicional; e a HEINEKEN OUD BRUIN, um tipo tradicional de cerveja holandesa, batizada de “Old Brown”, feita com maltes e cevadas escuras, que confere a essa versão um sabor caramelizado. 


No Brasil...





Presente no mercado brasileiro desde 1990, a cerveja HEINEKEN é produzida pela FEMSA Cerveja Brasil sob licença e supervisão da Heineken Brouwerijen B.V. de Amsterdã. A cerveja é 100% natural, única no Brasil sem conservantes, produzida com levedura tipo A, exclusividade HEINEKEN, 100% malte e lúpulo especial. O processo de fabricação conta com cuidados totalmente diferenciados, o que lhe confere um sabor refinado, marcante, consistente e premiado internacionalmente. Utilizando somente água, malte de cevada, lúpulo e levedura – sem conservantes ou adjuntos – associados a exclusivos métodos de fabricação, o resultado é uma cerveja aromática, saborosa e com personalidade única. No início de 2010, o grupo holandês anunciou a compra da mexicana Femsa, dona das marcas Kaiser, Bavaria, Sol e Xingu no Brasil, por US$ 7.6 bilhões. 




Heineken H2 





A garrafa “H2” foi originalmente introduzida no mercado europeu em 2002 como uma edição limitada para bares e pubs. Com designer minimalista, criado pelo francês Ora Ito, a moderna garrafa conquistou inúmeros prêmios internacionais de designer e embalagem. Somente em 2003 a garrafa foi introduzida no mercado americano. Voltada para o público jovem, a garrafa de 330 ml, feita em alumínio, acabou se tornando um enorme sucesso, sendo definitivamente adotada pela marca em alguns mercados.




A história da estrela 






A estrela vermelha nas garrafas e logotipo da HEINEKEN é um dos mais antigos e misteriosos símbolos na fabricação de cerveja. Cervejeiros medievais penduravam esse símbolo nos barris para proteger a bebida em preparo e garantir sua qualidade com o poder das cinco pontas que simbolizavam: terra, fogo, vento, água e um quinto elemento desconhecido, que eles acreditavam que era mágico. 


Heineken Bar


A idéia de concepção do HEINEKEN BAR começou quando, pesquisas americanas, apontavam a cerveja, depois do café, como produto mais consumido em aeroportos. No dia 5 de março de 2007, a marca HEINEKEN deu um enorme passo para se tornar uma espécie de Starbucks do segmento de cervejas, ao inaugurar a primeira unidade de uma rede de bares sob a marca Heineken Bar no moderno e suntuoso aeroporto de Hong Kong. No espaço, com capacidade para até 70 pessoas, o consumidor é exposto a várias formas de propaganda da cerveja HEINEKEN por todos os lados, criando uma experiência única. 


Enquanto esperam seus vôos, muita gente procura o bar para ter uma experiência agradável com a marca e com o produto em si. A cerveja, encontrada em duas versões, HEINEKEN e HEINEKEN EXTRA COLD, pode ser apreciada em um ambiente moderno e aconchegante com telões que transmitem competições esportivas, filmes e eventos musicais patrocinados pela marca. O bar ainda vende bebidas não alcoólicas, petiscos e uma ampla gama de materiais e lembranças com a marca HEINEKEN. No final de 2008, outra unidade, batizada de HEINEKEN LOUNGE, foi inaugurada no aeroporto de Newark em Nova York. Uma terceira unidade está localizada no Schiphol Airport em Amsterdã. Um dado curioso é que a marca HEINEKEN é a cerveja mais consumida dentro dos aviões das principais companhias aéreas do mundo. 


Quero uma dessa aqui em casa!!
























A evolução visual



A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. O ano de 1964 foi marcado pelo lançamento de um novo logotipo global: conhecido como “The Heineken Lips”, ele possuía dois semi-círculos vermelhos. Em 1992 o famoso logo oval verde foi introduzido em substituição ao antigo. O atual logotipo da marca possui uma estrela vermelha e a palavra HEINEKEN escrita em verde, com uma coloração mais clara que o utilizado anteriormente. 



Ao longo dos tempos também as garrafas de HEINEKEN sofreram alterações. A mais radical delas aconteceu na década de 60 quando a tradicional garrafa verde foi colocada em uso pela primeira vez. 


Dados corporativos 


● Origem: 
Holanda ● Fundação: 15 de fevereiro de 1864 ● Fundador: Gerard Adriaan Heineken
● Sede mundial: 
Amsterdã, Holanda ● Proprietário da marca: Heineken N.V.
● Capital aberto: 
Sim ● Chairman & CEO: Jean-François van Boxmeer ● Faturamento: €14.7 bilhões (2009)
● Lucro: €1.01 bilhões (2009)
● Valor de mercado: €21.5 bilhões (fevereiro/2011)
● Valor da marca: US$ 3.516 (2010)
● Fábricas: 
125 ● Presença global: + 170 países ● Presença no Brasil: Sim ● Funcionários: 55.300 ● Segmento: Cervejaria ● Principais produtos: Cervejas ● Principais marcas: Heineken, Amstel, Tecate, Sol, Bavaria e Kaiser ● Ícones: A garrafa verde
● Slogan: Open Your World.
● Website: 
www.heineken.com 



Você sabia? 


 A empresa está em 2ª lugar no ranking mundial de lucratividade entre as cervejarias, com volume de vendas totais na casa dos 139 milhões de hectolitros. Também é a 3ª maior cervejaria do mundo com 8.3% de participação de mercado. 
 A marca holandesa desde 2005 é uma das principais patrocinadoras da UEFA Champions League (Copa dos Campeões da Europa). 

E aí depois disso tudo vc vai continuar na devassa????
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Olha como a garrafa é feia!!
O sabor? Nem quero saber!!




























Eu sou mais a heineken!!
A garrafa é unica!
O sabor magnifico!

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